Alimentar-se bem é um grande passo na busca de uma vida longa e de qualidade. Uma dieta balanceada é capaz de fornecer ao corpo tudo o que lhe é necessário diariamente, para que permaneça forte e preparado para desempenhar suas funções metabólicas e nossas atividades cotidianas de maneira eficaz, sem entrar em estado de exaustão.
Para saber se você segue uma alimentação balanceada e que faz bem ao seu organismo, o segredo é ficar atento às escolhas que leva à mesa – um cardápio nutritivo precisa conter, todos os dias, alimentos que forneçam proteínas, carboidratos, lipídeos, vitaminas, minerais e fibras. Para manter o equilíbrio correto na composição do prato, vale a dica: reserve metade do espaço do prato para as hortaliças – legumes e verduras -, que são abundantes em fibras e vitaminas e dão uma turbinada no funcionamento do metabolismo.
Mas você sabia que, além de auxiliar no bom desempenho das funções do corpo, uma alimentação balanceada também é extremamente eficaz para prevenir doenças de todas as ordens, desde resfriados até graves doenças crônicas? Investir numa boa alimentação hoje poupa o corpo (e o bolso!) de conviver com medicamentos sintéticos no futuro. Para entender melhor como isso é possível, fique por dentro dos benefícios que uma dieta balanceada é capaz de promover para o seu organismo:
Combate à obesidade
Em tempos onde a Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica a obesidade como epidemia mundial, é preciso falar sobre a influência da alimentação saudável no processo de recuperação do peso ideal. Existe uma medida muito importante dentro do processo de construção de uma dieta balanceada: o nome dela é substituição. Substituir itens extremamente processados e ricos em gorduras saturadas por opções similares de constituição nutritiva é a chave para uma vida saudável. Substitua o queijo processado pelo queijo branco, o leite integral pelo leite desnatado, a manteiga por cremes vegetais, a carne vermelha pelas carnes magras (preferencialmente, peixe), farinha branca pela integral, frituras por assados e o açúcar branco pelo mascavo, por exemplo. É claro que, neste processo de reeducação alimentar, será necessário abrir mão de alguns maus costumes, como refrigerantes, fast foods, doces e congelados. Mas o esforço vale a pena, pois os resultados vão muito além da estética: fugindo da obesidade, você afasta da sua vida problemas como diabetes, infartos, hipertensão, doenças do fígado, infertilidade, artrites por excesso de peso e apneia do sono.
Aumenta a imunidade
O sistema imunológico é o mecanismo de defesa natural do corpo humano, capaz de detectar e combater agentes nocivos antes que provoquem algum mal efetivo ao organismo. Manter a imunidade alta é excelente para a nossa saúde, pois nos poupa do mal-estar proveniente das infecções e dos tratamentos farmacológicos, que podem causar efeitos colaterais de acordo com a reação de cada organismo. Uma escolha alimentar correta e balanceada é o principal meio de manter a imunidade lá em cima. Para investir no seu sistema de defesa, aposte em refeições que contenham alho, cebola, gengibre, castanha-do-pará, frutas cítricas e vegetais verde-escuros. Estes itens são ricos em propriedades que atuam diretamente na produção de células de defesa, e prometem te manter longe de alergias, gripes, resfriados e demais infecções virais.
Previne doenças cardiovasculares
As doenças de ordem cardiovascular seguem sendo a principal causa de morte entre a população brasileira – e essa tão grande incidência certamente está relacionada aos maus hábitos alimentares do país. As enfermidades cardiovasculares estão diretamente ligadas aos níveis elevados de colesterol no organismo de um indivíduo. Como um terço do colesterol do nosso corpo é adquirido via dieta, a manutenção dos níveis saudáveis depende majoritariamente da adoção de uma dieta saudável e pouco gordurosa – boas opções envolvem peixes, feijão, couve, tomate. Alimentando-se de itens que impedem o depósito de gordura nas artérias, promovem a desobstrução das vias já comprometidas, inibem o endurecimento arterial e blindam o coração, você passará longe de graves problemas como insuficiência cardíaca, hipertensão, infarto e derrame cerebral.
Importante ressaltar que os benefícios da alimentação saudável não se restringem ao coração – uma dieta balanceada promove a prevenção de diversas doenças crônicas, como o diabetes e o câncer. Para a população entre 70 e 90 anos, a junção de atividade física regular e dieta saudável para o trato cardiovascular diminui em até 70% o risco de óbito por decorrência de doenças crônicas.
Previne contra câncer
Ainda que grande parte dos quadros de câncer seja despertada por fatores genéticos, existem os fatores de risco (evitáveis e inevitáveis) que propiciam a aparição de tumores malignos. Dentre os fatores evitáveis, está a alimentação – cerca de um terço de todos os diagnósticos de câncer está relacionado a uma dieta pobre em nutrientes e abundante em gorduras e sódio. Uma dieta que visa prevenção contra o câncer deve reduzir as gorduras animais, açúcares e sal, e abusar das verduras, legumes, frutas e cereais – ricos em fibras e vitaminas direcionadas para auxiliar as defesas do corpo a destruir agentes cancerígenos, sendo capazes de reverter estágios iniciais de câncer. As fibras atuam, especialmente, na prevenção do câncer de esôfago e de intestino grosso; vegetais e frutas previnem câncer de boca, laringe, faringe e pulmão; feijões e lentilhas protegem o estômago; peixe reduz as chances de câncer de cólon; a soja reduz os riscos de câncer de próstata.